O "MAS" DE DEUS

A Bíblia é um livro fascinante! De Gênesis a Apocalipse Deus está falando conosco. Contudo, apesar de a Bíblia toda ser extraordinária, existem alguns textos que acabam por ocupar um lugar especial em nosso coração. Me deparo com vários destes, mas um, que me chama muita atenção e me alegra profundamente ao ler é o de Efésios 2:1-10.
  
O teólogo William Barclay definiu este texto como sendo “um poema sobre o amor de Deus”. De fato, é isto que podemos enxergar neste texto. Paulo está exaltando ao Deus Todo-poderoso por seu amor salvador, por seu misericordioso e gracioso amor pela raça humana!

Este texto é riquíssimo, em cada versículo encontramos verdades muito preciosas para nosso viver diário, mas quero focar, neste breve texto, quatro versículos em particular, do versículo 4 ao 7: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus..

O texto começa nos mostrando qual o estado da raça humana sem comunhão com Cristo, sem ser alcançada pela graça salvadora do Senhor. É um estado desastroso, caótico, miserável! Vemos que o mundo foi completamente arruinado pelo pecado, e isto trouxe ao homem a morte! O homem, sem a salvação, está morto em seus delitos e pecados, e não pode fazer nada, absolutamente nada para se salvar! Não há esperança! E é aí que a história da humanidade começa a mudar.

No versículo 4 vemos uma das expressões mais encorajadoras, e que mais nos dá esperança na Escritura: “Mas Deus…”. Amigo leitor, a situação do homem era absolutamente desesperadora, deprimente, terrível! Contudo, esta história não termina no pecado do homem, ela tem um novo tempo, um renovo, uma esperança vivificada quando observamos que Deus decide mudar esta história!

Deus viu a miséria em que estava o homem. Viu o estado lamentável em que toda humanidade havia caído, enxergou uma humanidade toda imersa em um lamaçal profundo e denso de pecado, e esta humanidade não tinha a menor chance de escapar, visto que todos estavam mortos!

Não havia nenhuma chance, não havia nenhuma expectativa, não havia nenhuma esperança. Nenhuma, até que o Extraordinário invadisse o ordinário, o Imortal visitasse o mortal, o Eterno tocasse o finito, o Santo cobrisse o impuro. Até que Deus proclamasse um sonoro “MAS”! Contra qualquer expectativa de esperança que pudesse brotar no coração do homem, Deus, em sua grandeza, em sua imensidão, em sua misericórdia, em sua soberania, decide mudar completamente a história da humanidade!

A raça humana não tinha esperança. A humanidade não tinha escapatória. Todos estavam completamente perdidos. A situação era desesperadora. Todos, absolutamente todos, estavam mortos! Mas… Mas Deus muda a história! Deus move-se em direção a salvar aqueles a quem ele escolheu de forma graciosa e soberana!

É interessante que Paulo ressalta que a única coisa que o moveu em direção a derramar esta graça sobre nós, a única coisa que moveu a mão poderosa de Deus a fim de ter misericórdia de nós e nos ressuscitar foi o Seu grande amor! Nada em nós! Nada havia na raça humana que pudesse despertar em Deus o desejo de regenerar qualquer homem! Nenhum bem, nenhum desejo, nenhuma vontade da nossa alma, do nosso coração poderiam aplacar a ira de Deus! O que foi decisivo para a nossa salvação foi o amor grandioso e incomparável de Deus que nos elegeu, nos salvou mediante o sacrifício de Cristo e nos lavou através do Santo Espírito da promessa!

Deus não fez isto para que o homem se engrandecesse! Não, de maneira nenhuma! O grande propósito de Deus em salvar homens e mulheres em todos os tempos e lugares é simplesmente de glorificar a si mesmo! É isto que Paulo declara no versículo 7. O propósito de Deus em salvar, em ter misericórdia de nós, em nos redimir é “para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”. Nossa salvação é para a glória de Deus!

Por mais que não haja mais esperança, por mais que tudo esteja perdido, por mais que não tenha mais jeito, quando Deus entra na história Ele nos mostra que tem jeito sim, que há esperança sim, que há redenção no sangue precioso de Jesus! Não por nós, não porque queremos alguma coisa, não porque decidimos fazer o bem, não porque somos relevantes. Não! É pela graça! É pela misericórdia de Deus! É pelo amor de Deus! É para a glória de Deus!

Amigo leitor, nossa história não termina no pecado. Nossa história não termina na morte. Nossa história tem um novo começo na Redenção! Temos esperança pela redenção! Podemos nos alegrar, celebrar, regozijar porque Deus coloca um “Mas” na nossa história!

O nosso pecado não pode ser destruído por nós mesmos, mas Deus em Cristo “tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is 53:4-5). É assim que funciona este “Mas” de Deus. Nós pecamos, MAS Deus nos salvou! Bendito seja o nome do Senhor!

Que Deus o abençoe e que a cada dia você seja despertado a compreender o inestimável valor que há neste “mas” de Deus.

N’Ele,


Arthur Corrêa

Comentários

Postar um comentário

Você é livre para expressar sua opinião aqui. Fique à vontade para críticas, sugestões, elogios, etc. Contudo, faça o favor de usar um vocabulário que seja condizente com um modo de vida cristão. Comentários anônimos serão publicados, mas não me obrigo a respondê-los.

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?