Resista às provações por algo maior

Vivemos numa época profundamente imediatista. No geral, as pessoas não pensam mais em projetos de longo prazo. Tudo é pensado para um resultado praticamente instantâneo. É uma época na qual o “aqui e agora” impera.

Lamentavelmente, tal mentalidade tem se infiltrado no meio cristão. É possível observar, dentro das igrejas, muitas pessoas que não se conformam com a ideia de enfrentar provações, de passar por dias difíceis, de ter momentos de dor e sofrimento. Geralmente, estas pessoas pensam que o cristianismo (ou este subcristianismo que defendem) é totalmente incompatível com a ideia de sofrer, de ter problemas, de passar por provações. É um pensamento no qual as bênçãos têm que vir aqui e agora. Não amanhã, muito menos daqui a alguns anos. A bênção tem que chegar agora.

O que acontece é que tal mentalidade não é compatível com o cristianismo bíblico. Os valores do Reino não se medem pelas bênçãos recebidas aqui. Como um amigo costuma dizer, Deus não tem qualquer obrigação de nos dar qualquer bênção aqui, nesta terra. Ele já nos deu o bem mais precioso que poderíamos ter, que é a vida eterna em Cristo Jesus. Qualquer bênção que venhamos a desfrutar aqui é “bônus”! Deus não nos deve absolutamente nada!

Quis falar disso tudo, para chegar no texto de Tiago 1:12: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.”. É tão simples, e queremos complicar tanto! Passar por provações aqui não significa, necessariamente, que teremos recompensas aqui. Tiago nos mostra claramente que, ao perseverar nas provações, iremos desfrutar da coroa da vida, e tal coroa não nos é dada aqui, nesta terra, nesta vida. É na eternidade.

Os frutos da nossa fé não serão vistos aqui, necessariamente. O autor da carta aos Hebreus nos relembra este fato de uma maneira singular. Após discorrer sobre alguns servos fieis de Deus, na célebre galeria dos herois da fé, ele diz: “Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estam buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade.” (Hebreus 11:13-16). Reflita por um momento: os servos de Deus aos quais o autor da carta aos Hebreus se refere foram pessoas que lutaram duramente durante suas vidas para fazer a vontade de Deus. Sofreram arduamente muitas e muitas vezes. Entretanto, mesmo tendo morrido sem receber o que esperavam nesta terra, eles não se apegaram a isto nesta vida. Com seus atos, com suas palavras, demonstraram que estavam buscando algo maior, uma pátria celestial.

Às vezes as provações serão muito intensas. Às vezes, Deus vai dizer um altissonante “Não!” e isso vai doer. Às vezes, as noites escuras da alma parecerão tão escuras, que nunca mais vai amanhecer. E, sinceramente, pode ser que aconteça assim mesmo. Pode ser que não vejamos o amanhecer aqui, na terra. Mas, se isso acontecer, veremos a luz resplandecente de Cristo Jesus na eternidade, o que é infinitamente melhor.

Persevere nesta vida sem pensar que Deus é obrigado a te dar qualquer coisa aqui. Persevere nesta vida em busca de algo maior, que não nos será dado nesta vida. Resista às lutas, resista às provações, prevaleça no dia mau, aguente as dores do “Não!”, sempre olhando para a pátria celestial, que está preparada para os filhos de Deus.

Resista, amigo leitor, resista por algo maior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?