Quando Jesus é o nosso pastor nós temos ESPERANÇA

Concluo com este post a minissérie que trabalhei aqui no blog sobre o Salmo 23. Nos últimos posts propus uma reflexão sobre a satisfação e sobre o cuidado que temos ao sermos ovelhas do Bom Pastor. Neste post quero refletir sobre o final do Salmo 23, que é consolador ao mostrar que, sendo ovelhas do Bom Pastor, é possível ter ESPERANÇA.
Davi declara sua esperança de ver o vale se transformar em triunfo! O versículo 5 segue uma cadeia muito lógica: o Senhor prepara a mesa, o Senhor unge a cabeça e o Senhor faz o cálice transbordar! São expressões de celebração e vitória no contexto do Antigo Testamento. O salmista vivia o pastoreio do Senhor crendo piamente que o Senhor lhe conduziria a bom termo, para um banquete extraordinário!

Não consigo deixar de pensar aqui na relação deste banquete com o outro banquete que a Escritura nos mostra, em Apocalipse 19.9: “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.” (Apocalipse 19:9). Amigo leitor, o Senhor tem para nós um banquete preparado na eternidade! O grande contraste entre o banquete do Salmo 23 e de Apocalipse 19 é que enquanto aquele é diante dos inimigos, este será diante dos amigos, dos irmãos, do nosso Pai. Somos convidados para cear com Ele na eternidade! É a festa das bodas do Cordeiro de Deus! É a plenitude da nossa salvação! É a consumação da relação de Cristo com sua Noiva, a Igreja!
Quando somos pastoreados pelo Senhor, temos esperança de desfrutar deste maravilhoso banquete no futuro! R. C. Sproul disse que “Quando Deus dá ao seu povo uma promessa sobre o futuro, e a igreja a toma para si, esta esperança é designada a ‘âncora da alma’ (Hb 6.19). Uma âncora é aquilo que dá a um navio proteção contra o flutuar sem rumo no mar. As promessas de Deus, quanto ao amanhã, são a âncora para os crentes, hoje.”[1]. Deus prometeu que celebraríamos com Ele as bodas do Cordeiro! Tenhamos esperança de que, de fato e de verdade, Ele nos preparará o banquete!
Davi, no versículo 6, diz ainda que “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (Salmos 23:6). Davi entendia que a esperança não se limitava à eternidade. Durante seus dias nesta terra, Deus o trataria com bondade e misericórdia. O sentido do verbo seguir é muito significativo aqui. A ideia que temos é de uma perseguição muito intensa.[2] O que Davi está declarando aqui é que a bondade e a misericórdia do Senhor o perseguiriam continuamente, intensamente, o tempo todo, durante o seu viver!    Se Jesus é o seu pastor, a bondade e a misericórdia de Deus estão no seu encalço! Estão na sua cola! Isso não significa ausência de problemas, mas significa que Deus sempre fará o melhor para nós (cf. Rm 8.28).
Davi encerra o salmo trazendo à tona, novamente, a imagem da eternidade. Ele, com o coração resoluto, cheio de esperança, afirma: “habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”. Quando Jesus é o nosso pastor, podemos ter absoluta certeza de habitarmos para sempre com Ele! Podemos ter certeza de que a vida não termina aqui. De que tem muito mais para aqueles que o amam! Quando Jesus é o nosso pastor, nossa esperança é real, é bem fundamentada, é a expressão de uma fé que aguarda ansiosa pelo cumprimento da promessa de Deus!
R. C. Sproul escreveu um pequeno livro sobre a fé, e mostra algo muito interessante. Segundo ele “… Hebreus diz que a fé é a convicção de coisas que não vemos. A ideia é esta: eu não sei o que o amanhã trará, mas sei que Deus sabe o que o amanhã trará. Portanto, se Deus promete que o amanhã trará algo, e se eu confio em Deus quanto ao amanhã, tenho fé em algo que ainda não vejo. Essa fé serve como convicção, porque seu objeto é Deus. Eu o conheço; ele tem uma reputação sublime – é infalível e nunca mente. Deus sabe tudo e é perfeito em tudo que comunica. Por isso, se Deus me diz que algo acontecerá amanhã, eu creio nisso, embora não o veja.”[3].
Deus está no controle da sua e da minha história. Ele cuida de cada momento de nossas vidas. Ele é o nosso pastor. Podemos e devemos ter esperança. É bem verdade que às vezes somos inclinados a desistir. Às vezes as lutas são intensas demais. Às vezes parece que o choro dura mais de uma noite, e a alegria não vem logo pela manhã. Mas, amigo leitor, não desanime. Se Jesus é o seu pastor, tenha esperança! Vivifique sua esperança! Renove sua esperança! Deus está no controle!

Em três breves textos, quis promover uma reflexão sobre alguns benefícios de sermos ovelhas do Bom Pastor. Todos aqueles que reconhecem em Jesus o seu único e suficiente Senhor e Salvador podem vivenciar tais bênçãos. Jesus é o Bom Pastor, é alguém digno da nossa atenção e do nosso louvor.
Encerro esta minissérie com uma citação de Timothy Keller, um pastor presbiteriano dos EUA, escreveu: “Confio que você achará a pessoa de Jesus digna de sua atenção: imprevisível, embora confiável; gentil, embora poderosa; dotada de autoridade, embora humilde; humana, mas também divina. Insisto para que você pondere seriamente sobre o significado da vida de Jesus em sua própria vida.”[4].

Que Jesus, o Bom Pastor, o Eterno Pastor, o Amado Pastor, te abençoe!






[1] SPROUL, R. C. O que é fé? (São José dos Campos, SP: Fiel, 2013), edição Kindle, posição 32.
[2] KIDNER, Derek. Salmos 1-72: introdução e comentário (São Paulo, SP: Mundo Cristão; Vida Nova, 1980), p. 131.
[3] SPROUL, R. C. O que é fé? (São José dos Campos, SP: Fiel, 2013), edição Kindle, posição 71.
[4] KELLER, Timothy. A cruz do Rei (São Paulo, SP: Vida Nova, 2013), p. 17.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?