LIDANDO COM AS PERDAS


Morte. Eis aí uma palavra (com todas as suas variações) que nos incomoda profundamente. Ninguém gosta da morte. Ninguém quer a morte logo. Ninguém acha a morte, num primeiro momento, uma coisa boa, em qualquer aspecto que seja.

Pus-me a refletir bastante sobre este assunto esta semana pois, na última segunda-feira, por volta das 22h30, recebi a notícia de que um pastor muito querido, Rev. Sebastião Guimarães, havia falecido. Morreu novo a meu ver, com apenas 70 anos, vitimado de um câncer. Tive a oportunidade de visitá-lo exatos 10 dias antes de sua morte e, desta visita e de sua morte, passei a refletir sobre algumas questões que podem nos prover conforto nesses momentos tão difíceis da vida e nos ajudar a lidar com as perdas.

Primeiramente, a morte de um cristão sempre é encarada com graça. Uma das marcas do verdadeiro cristão é a graça do Senhor Jesus que opera nele. Certamente isso se dá porque o verdadeiro cristão, embora possa ficar apreensivo com a ideia da morte, não a teme, pois sabe que o Salvador já garantiu a vitória sobre ela. O cristão verdadeiro sabe que a morte não é o fim, sabe que a morte é, na realidade, o início de algo melhor. Portanto, a graça para enfrentar a realidade da morte é algo que pode trazer doçura a um momento tão amargo.

Em segundo lugar, podemos ter sempre esperança. Se uma pessoa a quem muito amamos morreu com Cristo, podemos ter uma esperança certa de que ela está, agora mesmo, desfrutando dos gozos da eternidade com o Senhor. Se a esta pessoa fosse dada a opção de voltar, certamente ela não voltaria! Como Paulo disse, estar com Cristo é infinitamente melhor! “Mas”, talvez você pergunte, “e se quem morreu não morreu com Cristo”? Sempre tenha esperança. Não sabemos o que o Senhor pode ter feito no final da vida de alguém. Muito provavelmente as pessoas que estavam distantes das três cruzes no dia do sacrifício do Senhor Jesus devem ter pensado que os dois ladrões certamente iriam para o inferno. Contudo, o Senhor Jesus disse com toda a segurança que um deles passaria, naquele mesmo dia, a viver no Paraíso. Podemos e devemos sempre ter esperança (nesse caso, não certeza) de que a pessoa pode ter sido atraída graciosamente pelo Salvador, mesmo no último suspiro.

Por fim, a morte vai morrer. A melhor maneira de lidarmos com as perdas é saber que a morte não é o ponto final da história. Na sua ressurreição, o Senhor Jesus declarou que a morte não vence! Ele vence! Ele triunfa! Ele desafia a autoridade da morte porque ele é o Autor da Vida! Assim sendo, diante da morte, tenha convicção de que a morte não é o fim. Na verdade, a morte terá um fim!

É claro que nós, mesmo com essas observações, não nos acostumamos com a morte, não nos adaptamos às perdas. Mas, seguramente, podemos reagir melhor quando o Senhor quiser chamar alguém próximo de nós.

Finalizo com as doces e encorajadoras palavras inspiradas pelo Espírito e escritas por Paulo à igreja de Corinto: Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória. ‘Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (1Co 15:54-57).


Em Cristo,


Arthur Corrêa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?