Sobre música e graça comum


Hoje, 13 de julho, é o dia mundial do rock. Foi escolhido o dia 13 de julho pois foi nesta data que, em 1985, grandes bandas de rock se uniram em dois grandes shows simultâneos, um nos EUA e outro na Inglaterra, em prol de ajudar no combate à fome na Etiópia (aprendi no blog do Tijs).

Deixando a história um pouquinho de lado, vamos ao que realmente me interessa abordar neste pequeno texto. É bem possível que você tropece em pessoas nas ruas que gostam de afirmar que o “Diabo é o pai do rock”, simplesmente repetindo o que já disse Raul Seixas, ou que ouvir música “secular” é coisa do capeta, e por aí vai. Bom, primeiramente quero deixar claro que vejo essas afirmações como mera baboseira, frases soltas sem fundamento e fruto de uma cosmovisão dicotômica que visa fazer uma divisão entre o secular e o sacro. Portanto, em segundo lugar, creio que a divisão entre música “secular” e “sagrada” é algo tosco demais. Por mais que eu admire Tomás de Aquino, sua ideia dualística de natureza (o mundo inferior, que não é eclesiástico, metafísico) e graça (os cultos, a adoração a Deus, anjos, etc.) não foi muito feliz. Schaeffer mostrou a importância da natureza quando afirmou que “Do ponto de vista bíblico a natureza é importante porquanto criada por deus e, por isso, não deve ser menosprezada.”[1]. Portanto, não posso concordar de maneira nenhuma com esta divisão entre sagrado e profano, ou natureza e graça, como diria Tomás de Aquino, e durante o texto procurarei mostrar a razão.

Pensando nestas frases e na dicotomia que elas indicam, vejo que a resposta mais bíblica e coerente para elas é a graça comum de Deus. Teologando um pouquinho, quero definir brevemente o que é graça comum, mas primeiro é necessário observar a razão pela qual falo em graça comum. A graça de Deus é comumente definida como o “favor imerecido” de Deus para com o pecador. Mas a definição de graça pode ser descrita em duas faces básicas: há a graça especial de Deus, que é manifesta àqueles a quem Deus quer efetivamente salvar; e a graça comum, que é manifesta a todas as pessoas. Ou seja, a graça especial, salvadora, portanto, manifesta apenas a alguns; e a graça comum é manifesta a todas as pessoas, sem distinção, e não é salvadora. Esta graça comum de Deus se apresenta na Escritura de forma positiva e negativa. Negativa quando se refere ao ato de Deus refrear o pecado; e, positivamente, ela se manifesta quando Deus, livre e soberanamente, decide conceder a todos os homens habilidades e bênçãos, de diversas naturezas. Ou, mais teologicamente, são “as bênçãos gerais, como a chuva e o sol, a água e alimento, roupa e abrigo, que Deus dá a todos os homens indiscriminadamente, onde e quando Lhe parece bom fazê-lo.”[2] Podemos provar isto biblicamente com alguns textos, mas o que acho muito especial é o de Mateus 5.45: Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

E o que tem a graça comum a ver com a música? Tudo, eu diria. Em especial este aspecto positivo da graça comum. Àqueles que acham que o diabo é o pai do rock e que música secular é coisa do cão, tenho a lhes dizer que estão completamente enganados! A razão de existir música é pela graça comum de Deus. Observamos isto desde a origem da música, que nasce em Jubal, filho de Lameque, aquele que matou um porque o feriu, e matou outro porque o pisou (cf. Gn 4:19-24). Nota-se, portanto, que a música não tem sua origem num berço lá muito “amável”, digamos assim. Contudo, mesmo sendo criada por um descendente de Caim, em última análise, a origem da música é divina. Ou seja, Deus dotou um homem de uma ascendência má a produzir algo que seria usado para a glória d’Ele!

Bom, e daí? Daí, que não é possível enxergar a dicotomia que muitos enxergam, entre música secular e música sacra. Afinal, a música é uma dádiva de Deus para os homens (sejam bons ou maus). Aqui chego a uma distinção da música que meu professor, Rev. Charles Melo de Oliveira, costuma fazer: Talvez, a melhor maneira de classificar a música, quem sabe a mais justa, ainda que aparentemente pueril, seja: ‘música boa’ versus ‘música ruim’.”[3]. Os critérios para definir se uma música é boa ou ruim tem espaço pra outro artigo, que por sinal já existe e recomendo que você o leia aqui.

Diante do que foi dito aqui, a conclusão a que posso chegar é: a música, assim como qualquer arte (pintura, poesia, dramaturgia), é dádiva de Deus ao homem. Se há verdade deve ser imediatamente recebido como tal, mesmo que venha da pessoa mais ímpia que você possa imaginar.

Ser cristão não é ser um alienado dissociado da cultura e totalmente hostil a tudo aquilo que é produzido por um não-cristão. Nem o apóstolo Paulo agiu assim! Em seu discurso no areópago, a fim de defender a fé cristã, Paulo lançou mão de filósofos de seu tempo (Atos 17). Escrevendo a Tito ele citou Epimênides, e quando Calvino comentou este texto (Tito 1:12), sabiamente disse que toda verdade é verdade de Deus!

Amigo leitor, tenha consciência de que a música, mesmo feita por um ímpio, é dádiva de Deus! Ou poderia o diabo criar algo tão bom? Contrariando o que Tiago nos ensina: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. (Tg 1:17)? Sinceramente, não creio que Deus agiria contra sua própria palavra.

É claro que você não vai agora sair e ouvir qualquer lixo musical que existe por aí justificando-se com a graça comum de Deus. Afinal, o que deve ocupar nossas mentes está muito bem descrito em Filipenses 4.8. Contudo, você pode, sim, ouvir composições de não cristãos que são, de fato, bem elaboradas, bem compostas, evidências, realmente, da graça comum de Deus.

Pra fechar: o diabo não é o pai do rock. Deus é!


Em Cristo, 


Arthur Corrêa


PS. Agradecimento especial ao meu parceirão Maicon Custódio pelos toques dados nesse artigo.



[1] Extraído do artigo: “Natureza e graça – Francis Schaeffer”, do blog http://josemarcuriosidades.blogspot.com.br.
[2] Louis Berkhof, Teologia Sistemática (São Paulo: Cultura Cristã, 2009).
[3] Extraído do artigo: “Música boa e música ruim”, do Rev. Charles, no blog http://arteejubilo.blogspot.com.

Comentários

  1. Boa, boa!!!

    Excelente e eu tive o privilégio de ler antes da publicação, rsrs

    Obrigado pela menção!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Maicon!

    Privilégio fui eu quem tive de ter vc como revisor! rsrsrs

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você é livre para expressar sua opinião aqui. Fique à vontade para críticas, sugestões, elogios, etc. Contudo, faça o favor de usar um vocabulário que seja condizente com um modo de vida cristão. Comentários anônimos serão publicados, mas não me obrigo a respondê-los.

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?