Sendo imitadores de Jesus


Texto devocional publicado no boletim da IP de Durandé no dia 05/08/2012

Creio que um dos grandes males da sociedade atual seja a hipocrisia. As pessoas são falsas, mentirosas, vivem escondendo-se sob máscaras, de fato, são hipócritas! Isto não é de se surpreender quando falamos em pessoas que não são regeneradas pelo Espírito Santo. Contudo, o que me causa surpresa, preocupação e tristeza, é observar que esta hipocrisia tem sido uma infeliz realidade na vida de muitos daqueles que se declaram cristãos! Não é possível ser assim!

Numa das sete cartas às igrejas da Ásia, Jesus identifica uma igreja hipócrita! Veja bem, não eram apenas alguns membros daquela igreja, mas a grande maioria dela! Estou me referindo à igreja de Sardes, e a carta endereçada a ela está registrada em Apocalipse 3:1-6.

Jesus viu uma igreja que se dizia viva, contudo, segundo o diagnóstico perfeito de Cristo, ela estava morta! É como se Jesus dissesse àquela igreja assim: “Vocês têm agido como crentes, vocês falam como crentes, têm aparência de crentes, se reúnem como crentes, mas vocês não são crentes!”. Infelizmente é esta a realidade de muitos membros de igrejas ao redor do mundo atualmente! Declaram-se crentes, falam como crentes, se reúnem nas igrejas (como fazem os crentes), mas seu coração não é convertido. Sua vida não reflete o caráter de Cristo. Enfim, não vivem uma vida que seja expressão da santidade proposta no Evangelho. E aí? Como resolver este problema? Como resolver esta hipocrisia? A resposta está no título deste texto. Devemos ser imitadores de Jesus! Este mandamento é muito claro na Escritura, especialmente quando expresso pelo Apóstolo Paulo (1Co 11.1; Ef 5.1; 1Ts 1.6).

Muitas pessoas acham que a essência de ser um imitador de Cristo consiste em fazer boas obras, em ser um grande pregador, em treinar pessoas, em curar, expulsar demônios, etc. Contudo, aquilo que é primário para que sejamos imitadores verdadeiros de nosso Senhor tem sido esquecido: a santificação!

A fim de que sejamos verdadeiros imitadores de Cristo, precisamos buscar a santidade dia após dia! A santificação não é algo que acontece de uma hora para outra, antes, é um processo diário, no qual podemos avançar ou mesmo retroceder!

Jesus é o nosso padrão de santidade. É n’Ele em quem devemos nos inspirar a fim de que sejamos santos! Esta é a grande vontade de Deus para nossa vida, a nossa santificação! Não podemos ser verdadeiros imitadores de Cristo se não nos dispusermos a viver uma vida de santidade, uma vida de repúdio ao pecado, uma vida de conformidade com a Palavra de Deus!

Querido leitor, não permita que o pecado seja o governador de sua vida e de suas vontades! Viva a vontade de Deus para você, que é, em suma, que você tenha uma vida de santidade, que você seja mais parecido com Cristo a cada dia. É difícil? Sim, é! Não é fácil resistir às tentações, mas é possível! Por nós? Não! Mas pela ação soberana do Espírito Santo em nós.

Portanto, abandone uma vida hipócrita, abandone um cristianismo apenas de aparência, um cristianismo de máscaras, um cristianismo fajuto, e passe a viver a grande vontade de Deus para sua vida e ser um verdadeiro imitador de Cristo, mirando-se no exemplo que temos n’Ele para uma vida santa e reta diante de Deus!

Em Cristo,

Arthur Corrêa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?