Resista e resista de novo

downloadpor David Eby
Mas o que o pregador precisa fazer? Você é constantemente bombardeado com idéias do tipo: “Pessoas não querem doutrinas. Elas não darão ouvidos à verdade. Elas não gostam de uma exposição séria. Elas não querem refletir. Elas querem entretenimento.” Então, o que fazer numa época de pregação leve, de conteúdo psicologizado, de auto-ajuda, mensagens para sentir-se bem e analfabetismo bíblico?

Primeiro, reconheça que isso não tem nada de novo. Paulo falou a Timóteo sobre este mesmo problema na igreja do primeiro século (II Timóteo 4:3-4). As pessoas não gostavam de uma doutrina firme naquela época nem um pouco mais do que gostam hoje. É a regra geral da história da igreja que, exceto em tempos de reavivamento, muitos Cristãos professos fugirão da verdade e procurarão agrado para os ouvidos.

Em segundo lugar, resista e lute. Permaneça contra a tendência. Nade contra a maré, vá à luta por conteúdo bíblico e verdade bíblica. Recuse-se a ser relutante em pregar doutrina. Negue-se a agradar ouvidos. Revolte-se contra a exposição anêmica, enfraquecida. Você sabe que as pessoas não podem sobreviver espiritualmente com mingau. Assim, trabalhe duro para preparar refeições bem balanceadas, de valor calórico e proteico que alimentarão a alma. Sua preocupação máxima não é com o que as pessoas dizem ou pensam. Não se preocupe com o clima do mercado, ou com o que as pessoas dizem que querem. Você tem um chamado mais amplo que fazer sermões voltados às necessidades dos ouvintes, que objetivam satisfazer o cliente. Seu chamado é para agradar o Criador dos céus e da terra, o Senhor dos senhores. Seu chamado é para comissariado fiel. Sua vocação é declarar e ensinar o conteúdo poderoso de todo o plano de Deus. Seu mandato é para pregação de poder.

O guia de Deus sobre a pregação pode ser uma grande ajuda para você. Ele pode ajuda-lo a manter sua posição. Ele pode colocar em seu coração coragem para lutar e lutar para resistir aos convites do inimigo para comprometer a verdade. Atos chama você para pregar um conteúdo forte, firme, sólido e bonito – conteúdo que as pessoas precisam viver perante um Deus santo, verdade que as pessoas precisam para a caminhada. Sem concessões, sem negociações, sem politicagem. Simplesmente a verdade bíblica direta, cem por cento pura, genuína, exata. É isto que você deve proclamar.

Mas jamais acredite na mentira de que sua resistência será uma aquisição única e fácil com uma garantia perpétua contra colapso ou derrota. Você terá que continuamente resistir à tentação de comprometer o conteúdo bíblico, torná-lo apetitoso e adocicado durante toda a sua vida de pregador. Você terá de lutar continuamente. Esta é a vocação de pregadores de poder. Você deve constantemente guardar o conteúdo de poder que foi confiado a você (II Timóteo 1:13-14).

FONTE: David Eby. Pregação poderosa para o crescimento da igreja. São Paulo: Arte Editorial; Candeia, 2010. pp. 85-87.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?