Quando Jesus é o nosso pastor nós temos SATISFAÇÃO

Começo hoje uma minissérie de posts aqui no blog. Serão três posts baseados num dos textos mais conhecidos da Bíblia, o Salmo 23. Este é o Salmo do Bom Pastor. É um salmo escrito, como tantos outros, por Davi. E este, de maneira especial, reflete muito bem algo da vida de Davi, especialmente quando ele era mais jovem. Davi foi pastor de ovelhas, e conhecia muito bem a realidade pastoril. Pensando nisso, e pensando na forma como o Senhor abençoa o seu povo, Davi escreve esta oração, esta confissão de fé, mostrando que o Senhor é o seu pastor, que ele é uma ovelha no rebanho de Deus, e que, sendo assim, ele pode confiar, descansar e desfrutar dos imensos e valiosos benefícios que há em ser uma ovelha do bom pastor.
Este salmo de Davi ainda merece um destaque todo especial pelo fato de ser um salmo messiânico, ou seja, é um salmo que, profeticamente, está apontando para nosso Senhor Jesus Cristo. Davi exalta aqui o cuidado do bom pastor, e nosso Senhor Jesus, em João 10.11-15 afirma com clareza que ele mesmo é o bom pastor: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10:11-15).
Nesta pequena série, portanto, quero refletir sobre três preciosas bênçãos que desfrutamos quando estamos sob o pastoreio de Jesus, o Bom Pastor. Hoje vamos pensar sobre a SATISFAÇÃO que temos quando Jesus é o nosso pastor.

Davi começa o Salmo 23 com uma das expressões mais marcantes de toda a Escritura: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.”. A Nova Versão Internacional traduz este texto da seguinte forma: “O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta.”. Observamos aqui como Davi externa a sua satisfação no Senhor.
Davi começa exaltando seu profundo relacionamento com o Senhor. Ele afirma que “O Senhor é o meu pastor…”. Na maioria das vezes, os salmistas diriam que o Senhor é “o meu Rei”, “o meu libertador”, ou seja, parece que Deus está, em certa medida, distante. Outras tantas vezes, parece que Deus é impessoal, pois os salmistas dizem que o Senhor é “a minha rocha”, “a minha fortaleza”, “a minha luz”. Davi, entretanto, caminha numa direção que apresenta Deus não como alguém distante ou impessoal, abstrato. Davi nos recorda que temos e podemos ter proximidade com o Senhor. Davi lança mão da relação que há entre o pastor e o seu rebanho. Tal relação não é abstrata, não é impessoal, não é distante. Ela é próxima, muito pessoal, muito concreta! É esta relação que Davi tem com o Senhor! É esta relação que nós devemos ter com o Senhor!
Precisamos aprender com Davi que, se Jesus é o nosso pastor, não precisamos nos preocupar com a escassez, com as necessidades temporais, com as crises da vida! Se o Senhor é o nosso pastor, do que mais precisamos!? Não precisamos ter falta de nada! Não temos falta de nada!
Pergunto a você: Qual é a sua grande necessidade? O que você precisa desesperadamente? Se você pensou em algo material, ou mesmo numa cura, devo dizer-lhe que não é isso a sua grande necessidade. Pode ser até que você precise de qualquer coisa deste tipo, mas esta não é a sua maior necessidade. A sua grande necessidade é deleitar-se em Cristo, é ter n’Ele tudo o que sua alma anseia, é entender que só em Cristo você deve confiar e que somente n’Ele você pode encontrar o que precisa para viver neste mundo e no porvir!
Somos inclinados a pensar neste versículo olhando simplesmente para benesses materiais que Deus nos dá. É claro que nosso Senhor nos dá bênçãos materiais, mas o que ele nos dá de mais precioso não é material, é espiritual! Somos tentados a pensar que “nada me faltará” refere-se ao “aqui e agora!”. Ou seja, “Se sou filho do Rei, eu não posso passar necessidade alguma”. Mas, amigo leitor, não é esta a essência do texto! Davi nos convida a um deleite em nosso Senhor! É um convite a entender o que o próprio Senhor Jesus disse ao apóstolo Paulo milhares de anos depois disso: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2Coríntios 12:9).
É como se Deus te dissesse hoje: “Filho, filha, confie em mim! Eu sou tudo o que você precisa! Não se preocupe com o amanhã! Eu sou o Senhor do ontem, do hoje e do amanhã! O dia de hoje pode ser difícil para você, mas eu te convido a viver na minha presença e se satisfazer em mim! Alegre-se em mim! Deleite-se em mim!”.
O pastor batista John Piper dá grande ênfase à necessidade de nos alegrarmos em Deus ao dizer que “Deus nos criou para ser glorificado ao máximo em nós quando nos alegramos ao máximo nele.”[1]. Deus nos criou para que nos alegrássemos n’Ele! Deus nos criou para que nós encontrássemos n’Ele plena satisfação!
Ser pastoreados por Jesus nos dá plena satisfação n’Ele. Quando reconhecemos que Cristo é, de fato, nosso Senhor e Salvador, quando podemos dizer com convicção em nosso coração que o Senhor é o meu pastor, certamente poderemos desfrutar de suficiência n’Ele, e somente n’Ele! Reconheceremos que Jesus é mais que o bastante! Que Ele é tudo o que precisamos!

No próximo post vamos pensar sobre o CUIDADO que temos quando Jesus é o nosso pastor. Até lá!




[1] PIPER, John. Um homem chamado Jesus Cristo (São Paulo, SP: Vida, 2005), p. 105.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?